5ª Geração de Computadores
Basicamente são os computadores modernos. Ampliou-se drasticamente a capacidade de processamento de dados, armazenamento e taxas de transferência. Tamanho reduzido e e velocidade aumentada para os "populares" PC´s. O conceito de processamento está partindo para os processadores paralelos, ou seja, a execução de muitas operações simultaneamente pelas máquinas. Surge o primeiro processador Pentium em 1993, dotado de memórias de 108 pinos, ou DIMM. Depois vem o Pentium II, o Pentium III e mais recentemente o Pentium 4 (sem contar os modelos similares da concorrente AMD). Nesse meio tempo iam surgindo o slot AGP de 64 bits, memórias com mais pinos e maior velocidade, HD´s cada vez mais rápidos e com maior capacidade, etc. Na realidade, as maiores novidades dessa época são os novos processadores, cada vez mais velozes.
É previsto para esta quinta geração, as tendências de imitar a natureza, tanto nos circuitos integrados BIOCHIPS (Circuitos Integrados com moléculas orgânicas) como na programação com o desenvolvimento das técnicas de inteligência artificial, processamento simbólico, linguagens naturais, reconhecimento de voz.
Outra tendência para o computador de quinta geração está sendo elaborado por um conjunto de cientistas de diversos países, e deverá conter basicamente:
múltiplas unidades de "UCP" (Unidade Central de Processamento), construídas e arquitetadas sob novas concepções; unidades de memória e arquivos com módulos pré - programados com conhecimento para executar tarefas sem necessidade de programação, formando um enorme banco de dados de conhecimento; unidades processadoras de imagem e figuras; unidades processadoras da voz e de som; circuitos integrados com um milhão de transistores por "chip"; memórias semicondutoras torma-se padrão; processamento em paralelo generalizado; redes de computadores e estações de trabalho; alta velocidade e processamento paralelo combinado com processamento vetorial;