5SetorMadeireiro

12543 palavras 51 páginas
5. SETOR MADEIREIRO

O número de indústrias madeireiras na região Amazônica, de acordo com os registros do IBAMA (2002), é de 3.358. Essas empresas se servem das florestas tropicais, quase sempre, como fonte para formação de estoque de matéria-prima.
O desmatamento da Floresta Amazônica é ocasionado por vários motivos, como abertura de estradas, conversão da floresta para atividade de agricultura, atividade de mineração, construção de hidrelétricas dos mais variados portes, exploração da madeira, além de fatores gerados pelo próprio nativo como, por exemplo, as “queimadas”. (IBAMA, 2002).
As atividades nas indústrias madeireiras da região Amazônica, como toda atividade econômica, que tem seus recursos oriundos da floresta, criam impactos não só, diretamente, ao Homem como também à Natureza. No caso específico das madeireiras, os agentes ambientais originados por suas atividades englobam todos os grupos de riscos ambientais. Com isso, verifica-se tratar de uma atividade que influi na qualidade de vida não só dos funcionários das empresas, como também da comunidade de seu entorno.
Do ponto de vista econômico, essa é uma atividade representativa para o desenvolvimento da economia local e do País. Entretanto, muitos desastres ecológicos verificados decorrem, em alguns casos, de atividades industriais que podem não ter tido o necessário planejamento para sua execução. No caso do setor madeireiro, por tratar os recursos florestais, em muitos casos, apenas como fonte de matéria-prima, nem sempre há os devidos “(..) cuidados com o meio ambiente e sua utilização indiscriminada”

Setor madeireiro

129

(REBOLLO, 2000) e, nesse caso, se está falando da possibilidade da escassez desses recursos naturais para as gerações futuras, além de vir a comprometer o ambiente econômico do setor.
A empresa tem uma significativa parcela de sua inserção no desenvolvimento, considerando sua interação com os recursos florestais ante os mercados consumidores. As unidades administrativas são

Relacionados