55 243 1 PB
Seguro - BA
The senior in movement and his participation in
Porto Seguro (BA) tourism
Raimunda Silva d´Alencar*
Ronaldo de Souza Veiga **
Resumo foram criados projetos destinados ao segmento idoso, inclusive com custos mais baixos; tampouco são adequadas ao idoso a arquitetura hoteleira e opções de lazer.
É fato inconteste na realidade brasileira a longevidade humana, graças aos avanços da ciência e melhoria das condições de vida nos últimos cinqüenta anos.
Viver mais, contudo, significa exigências as mais diferentes, demandas as mais variadas, que imprimem necessidades de adequação de estruturas e de serviços, dentre os quais o turismo. Apesar do crescimento, o setor turístico constitui-se numa atividade ainda tímida, desenvolvida por uma parcela diminuta da população, com pouca participação do segmento idoso. Esta pesquisa buscou identificar o nível de participação do turista idoso em Porto Seguro, bem como a infra-estrutura e opções de lazer adequadas ao idoso. Embora o turismo seja uma das preocupações do poder público local, não
Palavras-chave: turismo, terceira idade, políticas públicas.
*
Professora Assistente do DFCH, Coordenadora do Núcleo de Estudos do Envelhecimento, Universidade Estadual de
Santa Cruz, Ilhéus, Bahia.
**
Bolsista do Núcleo de Estudos do Envelhecimento da
UESC. Licenciado em Geografia.
Recebido em jun. 2005 e avaliado em jul. 2005
72
RBCEH - Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, Passo Fundo, 72-84 - jan./jun. 2006
O(s) idoso(s) em movimento e sua participação...
Introdução
rado descartável. A valorização extrema do trabalho, como meio de produção e de sobrevivência no contexto da constante competitividade ocupa grande parte do tempo das pessoas.
Embora Marx defendesse a idéia de trabalho, criatividade, divertimento e vida como uma coisa só, ainda é dominante a idéia de que cada coisa tem o seu tempo e, portanto, “quando trabalhamos, devemos