53040761074
2384 palavras
10 páginas
UNIDESCAntônia Joselita Travassos dos Reis
ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA FRENTE À AMAMENTAÇÃO
Brasília-DF
2014
LISTA DE FIGURA
LISTA DE TABELA
SUMÁRIO
1 TEMA
Atuação da enfermagem na atenção básica frente à amamentação.
1.1 Problema
Mesmo com o crescimento das taxas de aleitamento materno no Brasil, de que maneira o enfermeiro pode contribuir para orientar a prática da amamentação, prevenir doenças infantis e melhor posicionar o país na classificação realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS)?
1.2 Objetivo geral
Relatar a importância da atuação da enfermagem na atenção básica frente à amamentação.
1.3 Objetivos Específicos
Descrever a dinâmica da amamentação humana;
Mostrar sobre a importância da amamentação(vantagens e desvantagens na amamentação exclusiva);
Apontar fatores que interferem na amamentação exclusiva;
Pontuar a atuação do enfermeiro em relação à amamentação; e,
Discorrer sobre a importância da amamentação;
1.4 Justificativa
A amamentação é um direito de toda criança, desde o seu nascimento. Além de garantir os nutrientes necessários para a sua sobrevivência, garante que este futuro adulto tenha saúde.
Grande parte das mães não sabe, ou não reconhece, a importância da amamentação. As técnicas para amamentar muitas vezes são desconhecidas, o que faz com que muitas mães desistam de amamentar seus filhos.
Acredita-se que a falta de conhecimento seja o principal motivo que leva mães a se recusarem a amamentar seus filhos desde o nascimento. É também pela falta de conhecimento que muitas mães interrompem este processo precocemente, não amamentando seus filhos até, pelo menos, os seis meses de idade.
Desse modo, o presente estudo justifica-se em razão da importância da amamentação para a criança, especialmente recém-nascida, e da importante participação do enfermeiro neste processo, pois este profissional pode orientar e,