5093034328
2148 palavras
9 páginas
CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOSTRABALHO GRAU A TEMA MOTIVAÇÃO
CANOAS
2014
MOTIVAÇÃO
Trabalho Acadêmico apresentado para a Disciplina Profissão: Comportamento Organizacional I, pelo curso Superior de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos
CANOAS
2014
RESUMO
Trabalho acadêmico de acordo com o tema proposto e sorteado em aula ‘’ Motivação’’ segundo as Teorias: X e Y, da Hierarquia das Necessidades de Maslow e dos Dois Fatores de Herzberg junto com o parecer do grupo sobre as principais diferenças de cada teoria e como se dá nos dias de hoje.
Palavras-chave: Motivação. Teorias. Parecer.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Sabemos que as empresas estão vendo a necessidade de transformação na área motivacional de Recursos Humanos. Devido a isso vamos relatar aspectos de algumas Teorias estudadas e citadas no resumo. O presente trabalho retratará como essas Teorias são vistas e aplicadas no ambiente de trabalho pelas pessoas de Gestão das organizações.
2. TEORIA X
Essa Teoria caracteriza-se por ter um estilo autocrático, e é um dos conceitos desenvolvidos pelo professor americano Douglas McGregor, que também chamava de ‘’ Hipótese da mediocridade das massas’’. A qual pode servir de base, de auxílio a qualquer teoria de como liderar pessoas dentro de uma Organização.
Através de pesquisas, descobrimos que a Teoria X fundamenta que o comportamento normal das pessoas em relação ao trabalho é de desinteresse e acomodação, ou seja, têm aversão ao trabalho e á responsabilidades. Com base nisso, acredita-se que as pessoas preferem ser dirigidas, controladas continuamente para que assim as coisas aconteçam. Que necessitam ser desafiadas, motivadas pela coação, punição, elogios e etc. porque as mesmas não trabalham com prazer ou satisfação.