5°Semestre desenvolvimento de projetos
2.1 Empreendedorismo e Plano de Negócio Cada vez mais moderno é o assunto empreendedorismo, no Brasil este tema se fortaleceu a partir da década de 1990. O centro do tema empreendedorismo é a preocupação da criação de pequenas empresas que tenham como objetivo, a capacidade de se manterem frente à concorrência, da mesma forma que a redução da sua mortalidade. O ponto chave do empreendedorismo é a busca constante e determinada pelo sucesso, para isso é necessário possuir e desenvolver capacidades de detectar oportunidades, avaliar riscos, escolher os melhores colaboradores, assim como, traçar planos de ações efetivos. O ápice do empreendedor é ter em suas entranhas a curiosidade do pesquisador e a criatividade do criador, mas, sempre observando que por maior que seja a criatividade, sempre ela deverá ser seguida por um bom plano de negócios, para que as ações sigam uma estrutura que só trará bons resultados. (SCARAMUZZA e BRUNETTA, 2009, P. 16).
Skaramuzza e Brunetta (2009, 139 apud DORNELAS, 2008, P. 79) ensinam que, “um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições”.
No seu estudo de expansão o empreendedor Mauricio Sirotsky mostra para direção que o foco do serviço de entrega será seu diferencial, que a área explorada inicialmente em São Paulo, composta por 41 bairros, tem uma população do tamanho da área da capital onde já faz suas entregas, baseado nisso ele faz a projeção de aumento de mercado de 30% só neste ano, o que será em breve 40% do volume de vendas da capital Porto Alegre. Com este estudo, ele argumenta que em breve buscará ampliará as áreas de entrega.
Com o diferencial da entrega e a estratégia de presença do seu produto em todos os tipos de evento, o empresário prospecta para os sócios um futuro de grande faturamento e expansão.
2.2 Gestão de Projetos Houve uma época em que, ao se falar em projeto, a idéia imediata era relacionada aos profissionais de