4G lte
Disciplina - Redes de Computadores
Lorena, de Maio de 2011.
Introdução
A pilha TCP/IP é formada por quatro camadas. As camadas que formam o TCP/IP são: Aplicação, Transporte, Internet e Interface de rede. Neste trabalho será apresentada a primeira camada, a de Aplicação onde será retratada sua funcionalidade e os protocolos utilizados.
TCP/IP
O TCP/IP não é na verdade um protocolo, mas sim um conjunto de protocolos – uma pilha de protocolos, como ele é mais chamado. Seu nome, por exemplo, já faz referência a dois protocolos diferentes, o TCP (Transmission Control Protocol, Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol, Protocolo de Internet). Existem muitos outros protocolos que compõem a pilha TCP/IP, como o FTP, o HTTP, o SMTP e o UDP – só para citarmos alguns.
A arquitetura do TCP/IP pode ser vista na Figura 1.
Figura 1: Arquitetura do TCP/IP.
Os programas se comunicam com a camada de Aplicação. Na camada de Aplicação você encontrará os protocolos de aplicação tais como o SMTP (para e-mail), o FTP (para a transferência de arquivos) e o HTTP (para navegação web). Cada tipo de programa se comunica com um protocolo de aplicação diferente, dependendo da finalidade do programa.
Após processar a requisição do programa, o protocolo na camada de Aplicação se comunicará com outro protocolo na camada de Transporte, normalmente o TCP. Esta camada é responsável por pegar os dados enviados pela camada superior, dividi-los em pacotes e enviá-los para a camada imediatamente inferior, a camada Internet. Além disso, durante a recepção dos dados, esta camada é responsável por colocar os pacotes recebidos da rede em ordem (já que eles podem chegar fora de ordem) e também verificam se o conteúdo dos pacotes está intacto.
Camada de Aplicação
Esta camada faz a comunicação entre os programas e os protocolos de transporte. Existem vários protocolos que operam na camada de aplicação. Os mais conhecidos são o HTTP