48949845

1442 palavras 6 páginas
As capitanias foram uma forma de administração territorial do império português pela qual a Coroa, com recursos limitados, delegou a tarefa de colonização e exploração de determinadas áreas a particulares, através da doação de lotes de terra, sistema utilizado inicialmente com sucesso na exploração das ilhas atlânticas. No Brasil este sistema ficou conhecido como capitanias hereditárias, tendo vigorado, sob diversas formas, durante o período colonial, do início do século XVI até ao século XVIII, quando o sistema de hereditariedade foi extinto pelo Marquês de Pombal, em 1759 (a hereditariedade foi abolida, mas a denominação capitania não).

A FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO ÉTNICA BRASILEIRA
A PRIMEIRA OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
De onde teriam vindo os indígenas que habitavam o território brasileiro quando da chegada dos portugueses?
Descartada a hipótese autóctone, por falta de comprovação cientifica, consideraremos a hipótese migratória como a mais provável, principalmente pelos traços físicos do indígena americano, muito semelhante ao traço mongol dos povos asiáticos e da Oceania.
Da hipótese migratória, duas são as correntes mais aceitas:
- a da rota Ártica, segundo a qual os primeiros habitantes do continente americano teriam vindo da Ásia atravessado o estreito de Bering durante as glaciações, há cerca de 30 mil anos;
- e a rota MalaioPolinésia, que teria sido usada por meio de navegação pelas inúmeras ilhas da Oceania, em embarcações rudimentares. Estimase que na época do descobrimento, em 1500, havia no Brasil maisde 6 milhões de nativos, reunidos em centenas de nações com culturas bemdiversas entre si, que falavam mais de mil línguas diferentes.
A dependência da natureza e o nível de conhecimento tecnológico eram traços comuns das diferentes etnias existentes na terra conquistada pelos portugueses. Nenhum grupo dominava a metalurgia. Os índios caçavam, pescavam, coletavam frutas e praticavam

Relacionados