485b7db4 2390 43fa 83a8 5a452c2f90f5
771 palavras
4 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 MAPA DE RISCO 5
3.1 TABELA DE INTENSIDADE E GRUPOS DE RISCOS 5
3.2 USO DO MAPA DE RISCO 5
4 CONCLUSÃO...........................................................................................................6
REFERÊNCIAS............................................................................................................7
ANEXOS 8
ANEXO A – EXEMPLO DE MAPA DE RISCO 8
1 INTRODUÇÃO
O principal objetivo da Higiene do Trabalho é a aplicação de medidas adequadas para prevenir e controlar os riscos no ambiente de trabalho. As regras e regulamentos ,quando negligenciados, são inúteis para proteger a saúde dos trabalhadores, de forma que, para sua efetiva implementação, se requer a implementação de estratégia de vigilância e de controle.
As medidas preventivas devem se concentrar na cadeia produtiva por meio da qual o fator de riscos é transmitido a partir da fonte até o trabalhador.
2 DESENVOLVIMENTO
A ausência de padrões normativos não deve servir de desculpa para não prevenir exposições onde claramente haja riscos graves; controles devem ser introduzidos antes mesmo de avaliações quantitativa. “Às vezes, pode ser necessário substituir o conceito clássico de “identificação, avaliação e controle” por “identificação-controle-avaliação”, ou mesmo “identtificação-controle”, se não há recursos para avaliar riscos. Exemplos de riscos que, obviamente, requerem ação sem a necessidade para a amostragem ambiental: galvanoplastia em uma sala pequena e pouco ventilada ou uso de um martelo pneumático ou de uma equipe de jateamento de proteção. Ao identificar tais riscos à saúde, a necessidade imediata é de controle e não da avaliação quantitativa. As medidas de controle podem ser classificadas em três principais grupos, nessa ordem:
1) Controles de engenharia;
2) Organização do Trabalho;
3) Medidas pessoais.
A abordagem mais eficiente é o controle