48
Área Temática: Administração Geral
CARACTERÍSTICAS E COMPORTAMENTOS DO MITO ORGANIZACIONAL: estudo de caso em uma Cooperativa de Crédito de Minas Gerais
AUTORES
ANTÔNIO CARLOS SOARES PEREIRA
Faculdade Novos Horizontes adm.antonioc@ig.com.br ADRIANE VIEIRA
Faculdade Novos Horizontes adriane.vieira@unihorizontes.br Resumo
O objetivo deste trabalho foi conhecer as características e comportamentos do mito organizacional em uma cooperativa de crédito, bem como seu papel no desenho da cultura organizacional. Partiu-se de um referencial teórico baseado na cultura e mito organizacional.
A metodologia utilizada foi um estudo de caso em uma das cinco maiores cooperativas de crédito de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Concluiu-se que os mitos organizacionais pioneiros são reconhecidos pela visão, iniciativa e modelos de trabalho deixados. Alguns diretores atuais são reconhecidos como mitos pela referência estratégica do cooperativismo nacional, gestão, visão comercial e de negócios. Destaca-se o gerente geral como o mito principal pelas funções mobilizadora, tática, executiva, de filtro de valores, organizadora de processos e apaziguadora de conflitos. Participou dos feitos lendários na história da cooperativa. Tem sua imagem paternalista confundida com o da organização.
Emprega grande esforço no cumprimento das suas funções, centraliza decisões, mas atinge o resultado esperado por todos. Tem receio de perder o emprego. Considerado “pilar central” o mito está consolidado. Nesta fase há possibilidade de aparecer novos mitos que proponham mudanças e, consequentemente, haja disputas e readequação do processo.
Abstract
This work aims to understand the organizational myth characteristics and behavior in a credit union and its role on the organizational culture design. Starting with a theoretical framework based on organizational culture and myth. The methodology was a case