46393001155
348 palavras
2 páginas
CDCD - abreviatura de Compact Disc, "disco compacto" em português – foi desenvolvido Sony e Philips nos anos 70, no primeiro momento usado apenas para áudio, é um dos mais populares meios de armazenamento e partilha de dados digitais, principalmente de música comercializada e softwares de computador. São de barato e de fácil fabricação, daí serem tão comuns e possuírem um preço tão baixo.
Capacidade
Um CD pode armazenar cerca de 75 minutos de música dados analógicos -, o que equivale a 780MB de dados digitais quando convertido utilizando a seguinte fórmula: 44.100 Amostras / canal / segundo x 2 bytes /amostra x 2 canais x 74 minutos x60 segundos / minuto = 783.216.000 bytes
Composição
Ao contrário dos discos rígidos, os CDs têm uma estrutura e uma construção bastante mais simples. Um CD tem cerca de 1.2 mm de espessura, essencialmente composto por uma peça de plástico policarbonato transparente moldada por injecção.O disco pode ser dividido em 4 camadas:
* A primeira que consiste no rótulo, recebendo também o nome de camada adesiva;
* A segunda é uma camada de acrílico, que contém os dados propriamente ditos;
* A terceira é uma camada reflexiva composta de alumínio;
* A quarta é uma camada plástica, feita de policarbonato.
LEITURA DE DADOS
A leitura dessas informações é feita por dispositivos especiais, que podem ser CD Players ou DVD Players. A superfície da espiral é varrida por um laser, que utiliza luz no comprimento infravermelho. Essa luz é refletida pela superfície do disco e captada por um detector. Esse detector envia ao controlador do aparelho a sequência de pontos claros e escuros, que são convertidos em "uns ou zeros", os bits (dados binários).
TIPOS DE CD * CD – ROM: é a unidade de disco compacto com memória somente de leitura, não pode gravar nada. Sua capacidade é de até 700 megabytes por disco. Tornou – se a principal mídia de distribuição de softwares. * CD – RW: é regravável, temos a opção