45836458346583476

2802 palavras 12 páginas
Técnicas de arquivamento: classificação, organização, arquivos correntes e protocolo.
Arquivo: Conjunto de documentos que independentemente da natureza ou do suporte, são reunidos por acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, publicas ou privadas;
Ativo: Documentos que se encontram em fase de conclusão e, por esse motivo, estão em constante uso;
Morto: Documentos que possivelmente poderão ser utilizados no futuro.

Métodos de arquivamento: A escolha do método de arquivamento deve considerar as características dos documentos a serem classificados. Os métodos básicos de arquivamento mais utilizados são os seguintes:
a) Alfabético;
Mais antigo e o mais simples. Baseia-se na ordem alfabética. Também podendo ser chamado de método nominal quando envolve nomes de pessoas.
b) Geográfico;
É um sistema direto em que a busca é feita diretamente no documento. É o preferido quando o principal elemento do documento é a procedência ou local.
c) Numérico simples, cronológico e dígito terminal;
Atribuição de um número a cada correspondente ou cliente, obedecendo a ordem de entrada ou registro. O cronológico observa a data da produção do documento. O dígito- terminal é para arquivamentos de grande volume.
d) Ideográfico ou temático.
Método de ordenação que tem por eixo os assuntos presentes, explicitamente ou não, nos documentos. Arquivos Correntes
Os arquivos correntes são constituídos de documentos em curso ou freqüentemente consultados como ponto de partida ou prosseguimento de planos, para fins de controle, para tomada de decisões das administrações etc.
Protocolo
As atividades de recebimento de documentos, registro, controle de tramitação e expedição de correspondências constituem os serviços de protocolo. E as atividades de arquivamento e empréstimo de documentos são os serviços de arquivo. Exercícios

15- Q66138 ( Prova: FUNIVERSA - 2010 - MPE-GO - Arquivista Disciplina: Arquivologia - Assunto: 8.5. Arquivamento e

Relacionados