457760679

880 palavras 4 páginas
O QUE SÃO MOVIMENTOS SOCIAIS O termo movimentos sociais surgiu na sociologia por volta de 1840. Lorenz Von Stein percebeu a necessidade de se estudar o que chamaram de movimentos sociais, os chamados hoje velhos movimentos sociais, o socialismo, o comunismo e o movimento operário da França.
Os novos movimentos sociais são verdadeiras ações coletivas tendentes a obter mudanças na esfera social e cultural. As ações se dirigem a um ideal de justiça social e reforma em um mundo conservador, de tradições, preconceitos e privilégios. No âmbito nacional, não é possível falar da questão agrária sem mencionar o maior movimento social, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST. Tal movimento nasceu em 1984, por iniciativa de trabalhadores rurais ligados à igreja Católica.

OS TIPOS DE MOVIMENTOS SOCIAIS

Movimentos reivindicatórios: são movimentos presos a reivindicações imediatas, esforça-se em pressionar instituições para alterar dispositivos que teoricamente lhes favoreciam. Têm um horizonte sem dúvida limitado, considerando que seus fins são relativamente simples e não vão além de demandas pontuais especificas. Ex. “Estou no vermelho” movimento de greve dos professores da Uel por melhorias salariais.
Movimentos políticos: tentam influenciar nos meio utilizados para se atingir os caminhos condutores a participação política direta. Também se esforçam, no decorrer do processo para mudar a correlação de forças, influindo nos grandes debates travados com outros grupos adversários. Ex. Movimento das Diretas Já 1984
Movimentos de classe: seu intuito seria o de subverter a ordem social de um período determinado e, consequentemente, transformar as relações entre os diferentes atores do contexto nacional, assim como os meios de produção, fazendo avançar as exigências da classe em ascensão, em superação histórica e na sua pressão para se posicionar como elemento hegemônico no processo econômico e político do país. Ex. MST (movimento dos trabalhadores

Relacionados