448 Introdu O Qu Mica Org Nica
Ensino Pré-Universitário
Professor(a) Mariano
Sede
Aluno(a)
Turma
TC
Nº
Turno
Introdução à Química Orgânica
Considerações Preliminares
I.
A Teoria da Força Vital, formulada pelo químico Berzelius, não admitia a possibilidade de um composto orgânico ser produzido artificialmente, porque, de acordo com essa teoria, somente os seres vivos eram dotados de uma certa força vital, que os tornava capazes de sintetizar compostos orgânicos.
II. A síntese de Wöhler, contrariando a Teoria da Força Vital, consistiu na obtenção de um composto orgânico, a ureia, a partir de um composto inorgânico, o cianato de amônio, e foi a primeira síntese orgânica realizada em laboratório, iniciando um novo tempo para a Química Orgânica.
III. A síntese da ureia teve como consequências a queda da Teoria da Força Vital, um novo conceito de Química Orgânica e a realização de uma infinidade de outras sínteses orgânicas, resultando em uma quantidade extraordinariamente grande de compostos orgânicos artificiais.
IV. Quando comparados com os compostos inorgânicos, os compostos orgânicos são pouco resistentes ao calor, apresentam pequena velocidade de reação e, em geral, formam soluções não-eletrolíticas, pelo fato de apresentarem, predominantemente, ligações covalentes.
Data ____/____/____
Química
02. O Protocolo de Kyoto – uma convenção das Nações Unidas que é marco sobre mudanças climáticas – estabelece que os países mais industrializados devem reduzir, até 2012, a emissão dos gases causadores do efeito estufa em, pelo menos, 5% em relação aos níveis de 1990. Essa meta estabelece valores superiores aos exigidos para países em desenvolvimento. Até 2001, mais de 120 países, incluindo nações industrializadas da Europa e da Ásia, já haviam ratificado o protocolo. No entanto, nos EUA, o presidente
George W. Bush anunciou que o país não ratificaria “Kyoto”, com os argumentos de que os custos prejudicariam a economia americana e que o acordo era pouco rigoroso com os