PRIMEIRO RELATORIO
Miscibilidade e solubilidade são duas formas da propriedade de alguma substância poder ser dissolvida em outra, de mesmo estado físico ou de estado físico diferente, respectivamente. Para isso, vale a seguinte regra de ouro: “Semelhante dissolve semelhante”. Portanto, miscibilidade pode ser definida como sendo a capacidade de uma substancia liquida tem de se misturar formando um sistema homogêneo,ou de se dissolver em outro liquido,considerando a miscibilidade como uma propriedade mutua entre os dos líquidos do sistema. Sendo que quando essa mistura formar duas fases, ou camadas distintas, esses líquidos são imiscíveis. Partindo desta regra, devemos pensar em quê uma substância precisa ser semelhante à outra para que as duas sejam miscíveis. No momento em que duas moléculas se aproximam ha uma interação dos seus campos magnéticos surgindo uma forca entre elas, chamada de forca intermolecular.
As forcas intermoleculares dominam as propriedades físicas materiais e colaboram, explicando diferenças entre substancias que compõem a atmosfera.
Suas forcas e ligações estão relacionadas a sua polaridade,a polaridade de ligação depende da diferença entre as eletronegatividades dos átomos ligados,sendo que se possuem a mesma eletronegatividade,uma ligação covalente entre eles é não polar, porque a distribuição da nuvem eletrônica do par compartilhado é simétrica entre os átomos ligados. Numa ligação entre átomos que possuem eletronegatividades diferentes, as diferentes forças de atração pelos pares compartilhados levam a um compartilhamento desigual. Assim, a nuvem de carga do par compartilhado é atraída para mais próximo do átomo mais eletronegativo, resultando numa ligação covalente polar. Quando as eletronegatividades dos átomos que se ligam são muito diferentes, não há compartilhamento de elétrons e a ligação é iônica
Definimos a polaridade de uma substância através da geometria molecular e da eletronegatividade dos átomos envolvidos na ligação.