4454654

3583 palavras 15 páginas
1.0 TECIDO EPITELIAL. O tecido epitelial ou, simplesmente, epitélio reveste o corpo humano (e o da maioria dos animais) e as cavidades internas e forma as glândulas. Suas células estão estreitamente unidas, havendo entre elas pouca quantidade de substância intercelular. Esta é formada apenas pela cobertura de glicoproteínas das células animais, o glicocálice. Com raras exceções, esse tecido não tem vasos sanguíneos e sua nutrição é feita pelo tecido conjuntivo abaixo dele. Em geral, possui terminações nervosas sensíveis e estímulos.

1.1 EPITÉLIOS DE REVESTIMENTO. Esse tipo de tecido epitelial reveste o corpo e suas cavidades (tubo digestório e sistemas respiratório e urinário), protegendo o organismo contra atritos, invasão de microrganismos e evaporação; atua também na absorção de alimentos e oxigênio.

Desenho da pág. 299:

1.2 MICROVILOSIDADES. Microvilosidades são especializações da superfície de células do epitélio intestinal, na porção voltada para a luz do tubo. Elas correspondem a dobramentos que servem para aumentar a superfície de absorção dos nutrientes resultantes da digestão.

1.3 FUNÇOES DA EPIDERME.
Proteção contra traumas físicos e químicos;
Resistência às forças de tensão a epiderme;
Proteção contra entrada de substâncias tóxicas;
Proteção dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta;
Prevenção da desidratação e perda de eletrólitos;
Restrição da passagem de corrente elétrica;
Proteção contra o encharca mento quando em contato com a água.

1.4 PRINCIPAIS CUIDADOS COM A PELE.

Não ficar muito tempo exposto ao sol;
Usar cremes;
Manter sua pele sempre limpa.

1.5 GLÂNDULAS: EXÓCRINAS, ENDÓCRINAS E MISTAS. As glândulas exócrinas que eliminam substâncias para fora do organismo ou em cavidades abertas. Entre as células dessas glândulas há uma cavidade que funciona como canal ou ducto, através da qual as substâncias são lançadas.

Relacionados