4258 12646 1 PB
As imagens e sons atordoantes de Réquiem para um Sonho
Marilia Schramm Regio1
Resumo
O presente trabalho aborda uma análise de Réquiem para um sonho (Réquiem for a dream, 2000), filme do diretor norte-americano Darren Aronofsky. O objetivo foi examinar através da análise fílmica, a representação da linguagem cinematográfica da produção. Considerando que a estética construída no filme é composta por elementos não usuais, iremos observar a constante sensação de angústia gerada pelas imagens e sons, a fim de passar um estranhamento que faz parte do mundo dos personagens.
Palavras-chave: Réquiem para um sonho; linguagem; estética.
Abstract
This paper presents a review of Requiem for a dream (Réquiem para um sonho, 2000), the film by north american director Darren Aronofsky. The goal was to examine through film analysis, the representation of the language of film production. Considering the esthetic built in the film is composed of unusual elements, we observe the constant feeling of anxiety generated by the images and sounds in order to pass an estrangement that is part of the world of the characters.
Key words: Requiem for a dream; language; aesthetics.
Artigo recebido em: 14/01/2013
Aceito em: 22/03/2013
Dossiê
1 Jornalista, especialista em Cinema, Mestre e doutoranda em Comunicação Social pela PUCRS.
101
Itajaí, v. 12, n.1, jan./jun. 2013
Apresentando a proposta
O universo cinematográfico não é mais o mesmo de antigamente, a tecnologia aprimorou e ainda aperfeiçoa a linguagem utilizada no cinema. As ferramentas são basicamente as mesmas - a montagem, os planos, sequências, som etc. -, porém como obtê-las mudou bastante. A dinâmica que se observa nos dias de hoje abrange diversas formas, agradando ou não, tanto teóricos e pesquisadores quanto cinéfilos ou simplesmente espectadores momentâneos. É o que ocorre com Réquiem para um sonho (Réquiem for a Dream, 2000), dirigido por Darren Aronofsky, que engloba através da