411558450159
358 palavras
2 páginas
A cultura popular é uma manifestação mais espontânea, mais simples, com fortes características regionais, muitas vezes transmitida de geração em geração, mais acessível, etc. A maior beleza da cultura popular está justamente em se aproximar do modo de vida de um povo, como é o caso do samba.Cultura erudita é aquela que se opõe à cultura popular.
A cultura erudita exige um alto grau de instrução, de estudo, de formação específica, de conhecimento de história da arte (muitas vezes universal), dos movimentos artísticos, da própria história geral, etc. Conseqüentemente, acaba sendo mais elaborada.
A cultura de massa, surgida com a sociedade industrial, que faz um uso sem critérios de elementos da cultura popular e da erudita, descaracterizando-os. Exemplo: música "sertaneja", dessas enlatadas; arranjos dançantes de músicas de Mozart ou Bach; etc. A maior finalidade da cultura de massa é o consumo.
Indústria cultural
O mundo vive num sistema econômico-político-cultural capitalista e o surgimento da sociedade capitalista transformou as manifestações culturais em produto. Este cenário desencadeou a formação da indústria cultural, que é o conjunto de empresas, instituições e redes de mídia que produzem, distribuem e transmitem conteúdo artístico – cultural com o objetivo de adquirir lucros. A heterogeneidade da indústria cultural brasileira é percebida não somente no grau de diversidade cultural e territorial de nosso país, mas por focar conteúdos de culturas estrangeiras em detrimento de nosso conteúdo nacional. Quando ocorre em nossas mídias uma exposição de nossos valores e identidades, há o abarcamento de interesse comercial que interfere no que deve ser mostrado para adquirir audiência.
A produção da indústria cultural é direcionada para o retorno de lucros tendo como base padrões de imagem cultural pré – estabelecida e capazes de conquistar o interesse das massas sem trabalhar o caráter crítico do expectador. Para se manter e conquistar público , a