4091415124
752 palavras
4 páginas
Profissões que mais ocorrem:- Aeroportos ou companhia aéreas, especialmente trabalhos na parte de manutenção de aviões e trabalhos em pistas de vôo.
- Construções, principalmente pessoas que trabalham com maquinário pesado.
- Músicos, pessoas que precisam estar em muitos concertos e gravações.
- Agricultura, os que precisam manusear máquinas e tratores de grande porte.
- Operários de fábrica.
- Exército, forças armadas.
- Pessoas que trabalham em emergência e estão em constante contato com sirenes.
MEDIDAS DE CONTROLE DO RUÍDO
Embora seja o ruído um dos agentes mais comuns nos locais de trabalho, e existirem medidas eficazes no seu controle, ainda são poucas as empresas que adotam medidas de controle e programas de conservação auditiva.
0 senso comum sugere sempre o uso de protetores auriculares para evitar os efeitos do ruído. Nas discussões diárias entre trabalhadores e empresários e nas ações dos serviços que avaliam os ambientes de trabalho, a tônica é a discussão entre medidas coletivas versus medidas individuais, estas sempre preferidas pelas empresas, apesar de referirem pouca adesão dos trabalhadores.
É preciso reconhecer que este debate é muito mais amplo, porque amplas são as possibilidades contidas nas expressões coletivas e individuais.
Preliminarmente é necessário afirmar que todo esforço deve ser realizado na criação de ambiente e condições de trabalho adaptadas ao homem, e que a discussão proteção coletiva x individual não faz sentido.
Como em todo campo da saúde do trabalhador, também neste a participação dos trabalhadores na discussão das medidas de controle do ruído é importante, não apenas por razões de natureza democrática, mas porque eles podem desempenhar papel determinante no monitoramento ambiental, na identificação de problemas e soluções em suas atividades diárias.
Para reduzir o ruído, é importante relembrar que o som se propaga no ar e nos sólidos sob forma de vibração. A maior parte das fontes sonoras produzem