409040400116

1436 palavras 6 páginas
A ONDA.
Ficha Técnica:
Diretor: Dennis Gansel.
Roteiro: Todd Strasser, Dennis Gansel e Peter Thorwart.
Elenco: Jürgen Vogel ( Rainer Wenger); Frederick Lau (Tim); Max Riemelt (Marco); Jennifer Ulrich (Karo) Christiane Paul (Anke Wenger); Elvas M’barek (Sinan); Cristina do Rego (Lisa); Jacob Matschenz (Dennis).
País e ano de produção: Alemanha 2008.
Duração: 101 minutos.
Temas: Nazismo, Juventude, Autocracia, Democracia, Governos Totalitários, Alienação, Consciência Política.
Sinopse: Um professor com simpatia pelo Anarquismo é obrigado a assumir um curso sobre Autocracia. Ao perguntar se um regime totalitário poderia existir hoje na Alemanha, percebe o descrédito dos alunos. Resolve, então, realizar um exercício pedagógico para explicar , na prática, como se dá a manipulação ideológica de um conjunto de jovens. O professor Rainer Wenger propõe o exercicío de um movimento “unificador” e cria - com a participação entusiasmada dos alunos- símbolos, uniforme, saudações e, com muita sutileza, preconceitos em relação aos que não aderem ao movimento.
Introdução

O filme “A Onda” mostra que outras situações podem levar à alienação política e cultivo de lideranças autoritárias, como o vazio que permeia a juventude, o consumismo desenfreado, a falta de sonhos e projetos coletivos, o desinteresse pelo campo da política. No caso das gerações seguintes à Segunda Guerra, houve certa resistência psicológica dos alemães em tocar nesse assunto e até uma tentativa de “apagamento” da memória coletiva de uma ferida que ainda está aberta, não apenas na Alemanha, mas em todo o mundo.
O filme de Dennis Gansel mostra a vida particular de alguns alunos e seu relacionamento com seus pais. A maioria dos pais assume uma postura “liberal, possivelmente com medo de dar diretrizes e assumir um papel autoritário. Há o caso de uma família mais “alternativa” que optou conscientemente por uma educação mais libertária. É a família de Karo, uma garota que se ressente da falta de

Relacionados