40 materiais de laborat rio
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
CAMPUS SERTÃO
CURSO BACHARELADO EM AGRONOMIA
MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E VIDRARIAS DE LABORATÓRIO
Acadêmica: Lavínia Ferreira.
Disciplina: Química Analítica.
Professora: Luciana Angelita Machado.
SERTÃO/RS, AGOSTO DE 2015.
1. AGITADOR MAGNÉTICO: Utilizado no preparo de soluções e em reações químicas quando se faz necessário uma agitação constante ou aquecimento.
2. VIDRO DE RELÓGIO: Peça de Vidro de forma côncava é usado em análises e evaporações em pequena escala, além de auxiliar na pesagem de substâncias não voláteis e não higroscópicas. Não pode ser aquecida diretamente.
3. TUBO DE ENSAIO: Nele podem ser feitas reações em pequena escala e pode ser aquecido diretamente sob a chama do bico de Bunsen.
4. TROMPA DE VÁCUO: Dispositivo de vidro ou metal que se adaptam à torneira de água, cujo fluxo arrasta o ar produzindo “vácuo” no interior do recipiente ao qual estão ligados.
5. TRIPÉ: Apoio para efetuar aquecimentos de soluções em vidrarias diversas de laboratório. É utilizado em conjunto com a manta aquecedora.
6. TRIÂNGULO DE PORCELANA: Suporte para cadinhos de porcelana colocados em contato direto com a chama do bico de Bunsen.
7. TERMÔMETROS: Mede a temperatura de substâncias ou do ambiente.
8. SUPORTE UNIVERSAL: É empregado na sustentação de peças e sistemas. Ele pode segurar, por exemplo, a bureta ou o funil de bromo.
9. PROVETA GRADUADA: A proveta é um instrumento preciso e, portanto, altamente recomendado para medição de líquidos. Pode ser encontrada em volumes de 25 até 1000ml.
10. PLACA DE PETRI: Peças de vidro ou plástico. Utilizadas para desenvolver meios de cultura bacteriológicos e para reações em escala reduzida e também para observar a germinação das plantas e de grãos de pólen ou o comportamento de pequenos animais, entre outros usos.
11. PISSETA OU FRASCO LAVADOR: Frasco de