3º e 4º cap.resenha populaçao e geografia de amelia luisa damiani

1048 palavras 5 páginas
No 3º Capitulo, a autora evidencia os limite da geografia clássica, que mostra de uma forma superficial , como se dava a distribuição populacional sobre o espaço, não só sobre a divisão da população, como também todos os temas ligados ao estudo da geografia, pois não daria conta dessa complexidade toda, ou seja, ela não possui bases para englobar toda essa complexidade atual. Essa limitação da produção geográfica restringiria os próprios conhecimento comprometendo a formação dos estudantes.
Os estudos geográficos da população estariam limitados à distribuição espacial quantitativa. Em torno da noção de densidade, a uma preocupação em estudar a distribuição espacial do homem e a sua ocupação, o valor da superfície estaria ligado a esses níveis de civilização e as relações de intervenção para essa valorização. Essa ocupação se daria, não por fatores naturais mais sim históricos. O clima aparece como um dos determinantes fundamentais nesse processo de ocupação, seria o principal fator responsável pela distribuição das diferentes raças que ocupariam certos tipos de territórios, fato que singularizaria os habitantes de acordo com o ambiente vivido. O dinamismo populacional vem quebrar essa regra quando o homem se desliga dessa influencia natural e cria para si um novo modo de vida.
A industrialização e o crescimento do capitalismo, aparecem como principais fatores da diferenciação do povoamento, o atrativo dos centros urbanos ocasionava a evasão nas áreas rurais, o que causava uma lotação na cidade e uma falta de mão de obra no campo, a quantidade de empregos na cidade não era o suficiente para absorver toda essa demanda populacional que passou a receber muito pouco pela sua mãos de obra resultado do excesso de trabalhadores. A demografia aparece como principal fator de distribuição e divisão das camadas populares como também define o movimento natural do crescimento da população, o fenômeno de medicina influencia no crescimento da natalidade e óbitos. O

Relacionados