392205780159

524 palavras 3 páginas
FUNDIÇÃO
É o processo de fabricação de peças metálicas que consiste essencialmente em encher com metal líquido a cavidade de um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser fabricada. A fundição é um dos processos mais antigos e também um dos mais versáteis, principalmente quando se considera os diferentes formatos e tamanhos das peças que se pode produzir por esse processo. Esquema do processo de Fundição em Molde de Areia

A fundição é um dos mais antigos e dos mais principais processos de fabricação. É ela quem dá origem aos produtos de metais.

É um processo de fabricação de peças metálicas, onde o metal liquido preenche um molde com o formato e as medidas desejadas da peça. Isso significa que a fundição é um dos processos iniciais de produção, podendo criar peças com formatos definitivos e com limitações mínimas em termos de tamanho, forma e complexidade.

Diferente do que você deve imaginar, a matéria que se usa não é unicamente o aço para a produção de ligas metálicas. Vários tipos de ligas são processados por fundição, desde que elas possuam propriedades necessárias para esse processo, como: temperatura de fusão e fluidez.
A temperatura de fusão é quando o metal passa do estado sólido para o estado liquido se exposto a altas temperaturas. A fluidez é a capacidade de uma substância escoar com maior ou menor facilidade, assim como a água flui melhor do que o óleo.
Se essas duas propriedades forem existentes, qualquer outro tipo de liga pode ser usado para fundi-la.
No inicio, tudo começou com a fundição do cobre, depois foi possível fundir o bronze e mais tarde a fundição do ferro. Como você deve saber, o ferro exige temperatura de fusão muito mais alta, mas com as descobertas da Revolução Industrial, a tecnologia foi se aperfeiçoando até chegar à fundição do aço. Apenas no século XX o uso do aço foi totalmente aperfeiçoado e hoje está presente em vários produtos da nossa vida.
Pensando a longo tempo, sem

Relacionados