3885403023
1586 palavras
7 páginas
EIXO IVBioma Amazônia: ocupa metade do território brasileiro e mais oito países sul-americanos, coberta pela maior floresta do planeta. Possui três tipos de vegetação, classificadas de acordo com a proximidade em relação aos rios:
Mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;
Mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.
Mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.
Pantanal: área plana dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do sul e também se estende à Bolívia e ao Paraguai. Nesse bioma vive uma grande quantidade de peixe e de aves que se alimentam deles como os tuiuiús. O aguapé planta aquática que é utilizada para alimentar o gado. Principal ameaça desse bioma é a pesca predatória.
Pampa: ocupa mais da metade do território do Rio Grande do Sul e parte dos países: Uruguai e Argentina. O clima do Pampa é subtropical com as quatro estações do ano bem definidas e sua vegetação é marcada pela presença de gramíneas, plantas rasteiras, arbustos e árvores de pequeno porte. A fauna do bioma Pampa é muito rica e diversa, caracterizada por uma grande variedade de aves, mamíferos, artrópodes, répteis e anfíbios, dentre eles: onça-pintada, jaguatirica, macaco-prego, guariba, mico-leão-dourado, sagui, preguiça-de-coleira, caxinguelê, tamanduá, jacu, araponga, sanhaço. A flora do Pampa apresenta aproximadamente 3000 espécies de plantas, algumas delas: louro-pardo, cedro, cabreúva, pau-de-leite, unha-de-gato, bracatinga, cabelos de-porco, angico-vermelho, caroba, babosa-do-campo, amendoim-nativo, trevo-nativo, cactáceas, timbaúva, araucárias, algarrobo, nhandavaí, palmeira anã. O termo pampa é de origem indígena e significa "região plana".