37817 180611 2JUNICMulheresemcena
1126 palavras
5 páginas
MULHERES EM CENA: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES EM DIFERENTES CLASSES SOCIAIS EM OBRAS DO TEATRO BRASILEIRO DO SÉCULO XIX.Autores e orientadores:
Tatiane Terres Martins – Universidade do Sul de Santa Catarina, bolsista, e-mail: tatterres@hotmail.com;Drª Jussara Bittencourt de Sá (Orientadora).
Introdução:
A proposta deste estudo foi desenvolver pesquisa analítica sobre a representação das mulheres em peças teatrais do século XIX, escritas por autores brasileiros, e editadas após a Independência do Brasil.
Analisar a trajetória da mulher e suas representações sociais, assim como os papéis que desempenha no ambiente familiar e social, torna-se relevante, sobretudo, comparando as possíveis similitudes e diferenças com o século XXI. Através da investigação, percebemos a bagagem cultural e social que influenciou a mulher dos nossos tempos.
Em um primeiro momento, mapeamos e selecionamos peças teatrais dos autores relacionados, totalizando sete peças, que continham em seus enredos personagens mulheres representantes das diferentes classes sociais que compunham a sociedade do século XIX. França Júnior (1838-1890), Joaquim Manoel de Macedo (1820-1882), José de Alencar (1829-1877, Martins Pena (1815-1848), Paulo Eiró (1836-1871), Visconde de Taunay (1843-1889. Após, descrevemos elementos característicos das mulheres nas diferentes classes sociais como: caracterizações (vestuário, hábitos, comportamentos); posições e papéis sociais; interações/conflitos. Analisamos, a partir dos dados identitários, como os autores brasileiros interpretaram ou compreenderam a sociedade de seu tempo, representando o papel da mulher através das falas em cena.
Palavras-chave: Arte. Mulher. Teatro do século XIX.
Métodos:
Este estudo foi inserido às pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa “Linguagem, Estética e Processos Culturais”, através do Projeto de Pesquisa “Cultura, Identidades e Migrações”, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e do Curso de