FARMACOLOGIA
FARMACOLOGIA
Estudo dos efeitos dos medicamentos sobre os seres vivos.
A ORIGEM DA FARMACOLOGIA
A farmacologia é uma ciência muito jovem, tendo pela primeira vez obtido o reconhecimento independente no final do século XIX, na Alemanha.
INTRODUÇÃO A
FARMACOLOGIA
Em sua fundamentação, a farmacologia compreende o entendimento histórico, propriedades físico-químicas, composição, bioquímica, efeitos fisiológicos, mecanismo de ação, absorção, distribuição, biltra afirmação, excreção e terapêutica, relacionados a substâncias químicas que conseguem alterar a função normal do organismo humano.
FARMACOLOGIA BÁSICA
Na farmacologia básica são estudados os conceitos gerais de ação dos fármacos, com isso, são vistos os aspectos farmacocinéticos e farmacodinâmicos básicos a todos os fármacos, o objetivo é desenvolver os conhecimentos acerca do comportamento geral de ação dos fármacos no organismo.
FARMACODINÂMICA
A Farmacodinâmica estuda os efeitos das drogas ou fármacos nos organismos, seus mecanismos de ação e a relação entre a dose do fármaco e efeito.
FARMACOCÍNÉTICA
Farmacocinética é o percurso que a medicação realiza no corpo humano, ou no organismo que esta sendo medicado, e também toda a ação que a droga administrada sofre ao ser absorvida, transformada ou biotransformada até o seu processo de eliminação corpórea.
FARMACOGENÉTICA
-FARMACOGENÔMICA
A Farmacogenética ou farmacogenômica é uma área da farmacologia clínica que estuda a relação entre os medicamentos e o metabolismo de grupos de indivíduos genomicamente parecidos.
Existem variações genéticas que alteram a suscetibilidade de grupos de pessoas a medicamentos vários.
FARMACOGENÔMICA
A farmacogenômica envolve a aplicação de tecnologias como o seqüenciamento de DNA, análise da expressão gênica e estatística em pesquisas e testes clínicos de drogas. FARMACOEPIDEMIOLOGIA
Farmacoepidemiologia
é definida como o estudo do uso e os efeitos dos medicamentos em um grande número de
pessoas.