374952
92097 palavras
369 páginas
Polémico ou inconformistas são qualificações q u e se justificam para os livros desta colecção. Livros discutíveis, portanto. Livros que não foram escritos para agradar a este ou àquele leitor. Que abrem portas. Que fazem pensar e repensar.Livros para quem não possui uma resposta para todas as perguntas, para todas as dúvidas.
A AUTORA:
Kate Millett nasceu no dia 14 de Setembro de 1934 em Saint
Paul (Minnesota, Estados Unidos) no seio de u m a família irlandesa e católica. Em 1956 terminou, com altas classificações, uma licenciatura em Letras na Universidade do Minnesota, seguindo depois para Oxford, onde, após u m a estada de dois anos, obteve um diploma de especialização em literatura vitoriana. Terminou, assim, a sua preparação académica para leccionar, actividade que viria a exercer com intermitências, nomeadamente no célebre Barnard College de Colúmbia.
A partir de 1958 instala-se em Nova Iorque e começa, então, a consagrar-se à escultura. Depois de u m a estada de dois anos no
Japão, onde cursou artes plásticas na Universidade de Tóquio
(1961-1963), expõe com sucesso na Judson Gallery de Nova
Iorque.
Paralelamente às suas actividades artísticas, Kate Millett interessa-se pelas questões sociais do seu tempo. Com o aparecimento do movimento feminista (ao qual afirma ter ficado a dever-se a sua «tomada de consciência»), a sua posição radicaliza-se, passando, a partir daí, a militar em diversas organizações defensoras dos direitas da mulher. Em 1966 filia-se no famoso N.O.W. (National Organization for Women), fundado por
Betty Friedman.
Vem a adquirir, finalmente, a projecção internacional de que hoje desfruta com a publicação da obra Sexual Politics, cuja parte central constitui o presente volume editado por Publicações Dom Quixote.
KATE MILLETT
POLÍTICA SEXUAL
Traduzido do inglês por Alice Sampaio,
Gisela da Conceição e Manuela Torres
PUBLICAÇÕES
DOM Q U I X O T E
FICHA:
©
1969, 1970 by Kate Millett.
A edição portuguesa não inclui, por acordo com a