362292250167

2042 palavras 9 páginas
Concreto armado como material estrutural

Acadêmicos: Marcela Leonel Rafael Mentone Thaís Rubioli

Sistemas Estruturais 01 Professor Carlos Barbosa

INTRODUÇÃO
Concreto armado é um material da construção civil que se tornou um dos mais importantes elementos da arquitetura do século XX. A diferenciação do concreto, se da pelo fato dele receber uma armadura metálica, que lhe atribui um caráter de resistência maior à compressão e as forças por tração, enquanto que o concreto em si resiste apenas ao primeiro item.

HISTÓRICO
• O cimento Portland, tal como hoje conhecido, foi descoberto na Inglaterra em meados de 1824, e sua produção industrial foi iniciada após 1850.



A primeira associação de um metal à argamassa se deu no período romano.
No ano de 1770, em Paris, associou-se ferro com pedra para formar vigas como as modernas.





A partir de 1861, Mounier, que era um paisagista, horticultor e comerciante de plantas ornamentais, fabricou uma enorme quantidade de vasos de flores de argamassa de cimento com armadura de arame, e depois reservatórios. Foi o início do que hoje se conhece como “Concreto Armado‟‟

Histórico no Brasil
• Em 1901 temos a primeira aparição do cimento armado, sendo utilizado em galerias de água, já em 1904 surgem casas e sobrados em Copacabana, RJ, construídas com o material. Em São Paulo, no ano de 1910, foi construída uma ponte de concreto armado com 28 m de comprimento



COMPOSIÇÃO DO CONCRETO
Esquematicamente pode-se indicar que:
• • • a pasta é o cimento misturado com a água, a argamassa é a pasta misturada com a areia, o concreto é a argamassa misturada com a pedra ou brita, também chamado concreto simples (concreto sem armaduras).

COMPOSIÇÃO DO CONCRETO

CIMENTO propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água

AREIA agregado natural

COMPOSIÇÃO DO CONCRETO

ÁGUA é necessária no concreto para possibilitar as reações químicas do cimento, hidratação,

Relacionados