357845970183
1280 palavras
6 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAISCurso de Administração
SOCIEDADE DE CONSUMO:
INDUSTRIALIZAÇÃO DA CULTURA
J u n d i a í
2013
FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS
SOCIEDADE DE CONSUMO:
INDUSTRIALIZAÇÃO DA CULTURA
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Sociologia, do Curso de Administração da Faculdade de Ciências Gerenciais, sob a orientação do Prof. Marcio, como exigência parcial para obtenção de média bimestral.
J u n d i a í
2013
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO
Com a revolução industrial (século XVIII), e o surgimento do capitalismo, se deu inicio a ideia de “Culturas de Massa” produzida para a população e não por ela mesma, idealizando a prática do consumo e a produção em série, posteriormente este termo é substituído por “Cultura Industrial”.
As reflexões referentes a esse tema surgem em resposta às mudanças ocorridas no século XIX como consequência do desenvolvimento de certos fenômenos, tais como: o desenvolvimento de grandes monopólios econômicos, formando blocos resistentes à concorrência. A Indústria Cultural representa uma massificação cultural ao público alvo, visando claramente fins lucrativos à empresa que produz/imprime essa conduta. Levando em consideração que a informação/serviço prestado por esse tipo de empresa é de fácil acesso, chega a atingir a grande maioria da população massificando, ou até mesmo, “maquiando” uma informação com o intuito de beneficiar a uma pequena parcela ou a si próprio, tornando as pessoas seguidoras de moda, e não de conhecimento.