3527 15775 1 PB
7974 palavras
32 páginas
190DIAGNÓSTICO DA NECESSIDADE DE TREINAMENTO:
O CASO BETA ENGENHARIA LTDA
Débora Vargas Ferreira Costa¹
Douglas Ribeiro de Castro²
Fabrício Louzada Duarte³
Irene Raguenet Troccoli4
Joyce Gonçalves Altaf5
RESUMO
Treinar e desenvolver pessoas tem sido uma demanda recorrente em muitas empresas. No entanto, algumas questões se colocam quando se vislumbra esta necessidade. Quanto investir em treinamento e desenvolvimento? Onde e em quem investir? Para se obter resposta a estas perguntas, é importante que se realize levantamento eficiente daquilo que se busca através do treinamento, selecionando as técnicas e os métodos mais adequados, assim como os sujeitos a serem treinados e as prioridades do empregador. O presente estudo de caso analisa e identifica possíveis lacunas do atual processo de levantamento de necessidades de treinamento de uma organização específica, por meio do confronto da prática ali utilizada com a teoria sobre o assunto. Ao final, sugere-se modelo de diagnóstico de necessidade de treinamento mais aderente à realidade da empresa em estudo.
Palavras-chave: Treinamento; Recursos humanos; Estudo de caso.
1 INTRODUÇÃO
A administração de recursos humanos é mais bem compreendida e conduzida através de suas funcionalidades, as quais, entre outras, incluem recrutamento e seleção de pessoal, gerenciamento de sistemas de remuneração, administração de modelos de gestão de pessoas, e garantia de saúde e de segurança ao trabalhador.
É voz comum que um bom sistema de gestão pessoas deve englobar eficientemente tais funcionalidades, sob uma perspectiva dinâmica, integrada e estratégica.
Ainda entre estas funcionalidades, destaca-se a prática de treinamento e de desenvolvimento de pessoal (T&D), que envolve quatro etapas principais:
Revista Estudos do CEPE, Santa Cruz do Sul, n37, p.190-214, jan./jun. 2013
191
levantamento das necessidades de treinamento, programação de treinamento, execução do programa e avaliação do processo de treinamento. Tal prática