342628 ECONOMIA CONCEITO
455 palavras
2 páginas
ECONOMIA/CONCEITOEconomia é a ciência que estuda a atividade produtiva. Existem duas abordagens:
1.- Economia Política que dá ênfase às relações sociais que se estabelecem entre os homens, em suas atividades econômicas. “A atividade econômica é sempre coletiva, e sempre realizada por uma sociedade, que pode ser uma nação ou uma tribo. A economia é praticada mediante uma divisão social do trabalho, na qual os diversos grupos se especializam na execução de tarefas distintas, todas contribuindo para a produção e circulação de determinada quantidade de produtos, que podem ser bens (materiais) ou serviços (imateriais)... O fundamental, nesta abordagem, é que cada individuo desempenha na economia um papel, que lhe é oferecido pela forma histórica assumida pela divisão social do trabalho.”
2.- A abordagem marginalista da Economia Pura que enfatiza a capacidade humana de fazer escolhas, em face de múltiplos fins e de diversos meios para alcançá-los. Para esta abordagem, “a atividade econômica é em sua essência individual, embora reconheçam que os indivíduos, ao agirem economicamente tendem a se relacionar entre si na divisão social do trabalho. Mas este relacionamento se dá entre agentes individuais, cada um dos quais atua autonomamente, tendo em vista apenas seus desejos ou suas necessidades.”
SINGER, Paul, O que é economia, São Paulo, Contexto, 5. Ed., 2003.
“É oportuno enfatizar que a Economia é uma ciência social, e o objeto principal de seus estudos deve ser a atividade econômica voltada para o gênero humano e não simplesmente para a produção e o mercado, para o lucro econômico, sem considerar, por exemplo, as condições de trabalho (tanto materiais como psicológicas), nem as necessidades humanas. Qualquer esforço no sentido de eficiência, qualidade e produtividade, deve incluir o combate às perversas conseqüências da globalização econômica assimétrica e a luta pela valorização do ator econômico, porque o fim último da Ciência Econômica é a