342461740159

1234 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DE UBERABA

Ana Clara Silva de Oliveira
Amanda Belchior da Silva
Marta Aurea Cardoso Freitas
Samara Ignácio dos Santos
Sinara Daiane Valério

Ginástica Laboral

Uberaba-MG
2012
História da Ginástica Laboral

Sobre a Ginástica Laboral a primeira notícia que se encontra é uma pequena brochura editada na Polônia em 1925, onde foi chamada também de Ginástica de Pausa. Era destinada a operários e alguns anos depois surgiu na Holanda e Rússia.
No início dos anos 60 surgiu também na Bulgária, Alemanha, Suécia e Bélgica. No Japão na década de 60 ocorreu a consolidação e a obrigatoriedade da GLC -Ginástica Laboral Compensatória. No Brasil o esforço pioneiro residiu numa proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas.
Esta proposta foi estabelecida pela escola de Educação de FEEVALE no ano de 1973, quando se elaborou o projeto de Educação Física Compensatória e Recreação.

Ginástica Laboral

Ginástica laboral é a prática voluntária de atividade física, realizada pelos trabalhadores coletivamente, no próprio local de trabalho, durante a sua jornada diária, visando melhorar a condição física do trabalhador.Tem como objetivo fortalecer determinadas musculaturas muito exigidas durante a jornada de trabalho, o que faz prevenir problemas posturais e lesões que, além de trazerem riscos aos funcionários, representam custos operacionais para a empresa.
Esta Ginástica não leva o trabalhador ao cansaço, por ser de curta duração. A Ginástica Laboral contribui para a prevenção e recuperação das chamadas "doenças do trabalho" (LER e DORT) promovendo o bem estar e melhorando as relações interpessoais.
Classificação
A ginástica laboral é classificada de acordo com o horário de execução e quanto ao seu objetivo.
Ginástica laboral preparatória (GLP):
Segundo Lima (2008) Ginástica laboral preparatória (GLP) é a ginástica com duração aproximada de cinco a dez minutos

Relacionados