336 1
A LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO DE INTER-RELAÇÃO E MOTIVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOS PEQUENOS LEITORES
RESUMO: O presente artigo visa refletir acerca da importância da literatura infantil para o desenvolvimento da oralidade , criatividade e da imaginação nas crianças de 3 a 4 anos.Mostrando que a arte literária aliada às atividades lúdicas contribuem e favorecem na promoção da leitura e também na constituição da subjetividade dos sujeitos.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura infantil. oralidade. crianças. imaginação. criatividade.
1 . INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como intento trazer o relato de experiências e aprendizagens compartilhadas durante o estágio Supervisionado II de Educação Infantil no Núcleo de Desenvolvimento Infantil sob a supervisão de uma professora do Cedu –Centro de Educação .
O processo de observação foi o ponto inicial para conhecermos a instituição e a turma ao qual faríamos as devidas intervenções .Foi escolhida a turma do Maternal II “B com crianças de 3 a 4 anos . Foram realizadas no primeiro momento duas visitas para a observação da prática docente e a rotina das crianças presentes na instituição, com intuito de buscarmos subsídios para a posterior caracterização do campo do estágio/diagnóstico.Como formas de registros de observações foram realizadas: anotações escritas, descritivas, nomes fictícios para preservar a identidade das crianças, levantamento bibliográfico para fundamentarmos a justificativa teórica, além do uso de fotografias. Após as observações e coletas de dados houve a seleção da temática “Brincando com a arte literária: a literatura infantil como instrumento de inter-relação e motivação para a formação dos pequenos leitores”.
Fundamentado na abordagem metodológica da Pesquisa-Ação. De acordo com Monceau (2005):
Hoje a pesquisa-ação mostra-se principalmente como um meio de formação e de mudança participativa. Seu uso depara-se com evoluções políticas de fundo, participando de um