327410870167

378 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Faculdade Anhanguera Educacional de Campinas – Unidade 02.

Atividade Pratica Supervisionada – Economia.
Campinas - SP
14 de Setembro de 2013.

ANALISE ECONÔMICA E MERCADO

Dentre varias opções que o mercado brasileiro apresenta decidimos apresentar uma analise de mercado sobre a venda de smartphones e tablets, que atualmente vem se mostrando uma opção bem rentável economicamente. Segundo a empresa de consultoria IDC Brasil a venda dos smartphones e tablets cresceu 77% no primeiro semestre desse ano e somou 6,8 milhões de unidades comercializadas.
Com uma ótima aceitação no mercado, o perfil do consumidor é bem amplo, atingindo uma grande parte da sociedade. O consumo deste produto e de ótima aceitação devido a uma imensidão de produtos e opções de marcas, tornando-o mais acessível para as menores classes.
Segundo o site Uol Tecnologia pode-se dividir os consumidores em 3 perfis:

1º - Pessoas jovens, mulheres, iniciantes que buscam algo mais básico e acessível financeiramente;

2º - Pessoas experientes, discretas e comedidas que já possuem um aparelho e pretendem atualizar-se comprando um melhor, porém sempre se lembrando do custo-benefício;

3º - Pessoas exigentes, gastadores, “fotógrafos” que buscam sempre o que há de melhor no mercado e não se preocupam em gastar. Compram pelo preço que for. São os famosos fanáticos em tecnologias.

De Janeiro a Julho desse ano houve uma queda de venda, de uma forma geral, dos celulares no Brasil. A pesquisa da IDC Brasil apontou uma redução de 16% comparada ao mesmo período do ano passado. Porém a perspectiva de reverter essa situação é alta. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a expectativa é que as compras aumentem em 2013 devido à redução de até 25% no preço dos aparelhos fabricados no país. Tal queda é conseqüência da Lei 12.715, sancionada pela presidenta Dilma e publicado no Diário Oficial da União (DOU) em

Relacionados