32516234

3704 palavras 15 páginas
LETRAMENTO – uma retrospectiva através da história, cultura, reflexão e educação

IVAN FERREIRA GUARIROBA

Resumo
Objetivou-se identificaros vários aspectos da educação, considerando-se seus pressupostos teóricos, uma vez que surge a necessidade de buscare ampliar a competência profissional doprofessor alfabetizador e a atualizá-lo com o que seapresenta como uma mudança de paradigma dealfabetização.Éapresentado uma reflexão sobre o processo educacional, sobre o letramento,considerando aquilo que os professoresjá sabem e buscando evoluir na construção do seus conhecimentos.
Partindo das polaridades que caracterizam as sociedades ocidentais atuais, faz-se necessário uma análise sobre aspectos relevantes da educação no Brasil, além das contradições com que o professor se depara no exercício da sua atividade profissional, face a esse contexto. Essas contradições tomam por vezes a forma de paradoxos entre diferentes pedidos incompatíveis que a sociedade faz ao sistema educativo e à ação profissional do professor e vice-versa.

Palavras-chave: Educação.Alfabetização. Letramento.

Introdução
Uma das formas com que o bom senso define leitura é imaginar que dela sejam provenientes poderes mágicos capazes, por exemplo, de fazer com que alguém passe de um estágio social a outro, por adquirir mais conhecimentos pelo ato de ler. Entretanto, não é bem assim que se passam as coisas do mundo no papel.
Alguns livros, em momentos especiais de nossa vida, podem nos levar aviagens, quando com eles realiza-se um trabalho sensível e intelectual por intermédio do qual os livros então vivem para nós. Assim como a graça de um jogo não emana do material que é seu suporte, a graça da leitura não emana do objeto livro. Pois os assuntos não estão nem nos livros nem em nossa cabeça, mas a meio caminho, vagando no espaço imaginário no momento em que um livro é ressuscitado por um leitor generoso que a ele atribui seus próprios sentidos. Assim vivem as letras impressas:

Relacionados