317774900159

1691 palavras 7 páginas
Atividade aplicada: prática - Ciência, Tecnologia e Educação

Considerando o ciberespaço, ou seja, o mundo da tecnologia dos computadores que invadiu o universo do ensino, a leitura pode se desenvolver, dependendo da instrução correta dos professores. Dentro do universo virtual, aliado ao aspecto tradicional da leitura, o autor concebe três tipos de leitores: o leitor movente, o leitor contemplativo e o leitor imersivo.
Considerando esses três tipos de leitores, faça uma entrevista com alunos do ensino fundamental e médio, indagando com que tipo de leitor ele se identifica, e após a entrevista descreva cada um deles. Durante as entrevistas percebemos que os alunos estão incluidos, quase como um todo, nos tipos de leitores moventes e imersivo. Entre 12 alunos entrevistados, apenas quatro dizem gostar de ter o livro como material concreto em mãos, de ler e de memorizar trechos significativos. Os demais dizem que ler por obrigação os clássicos da literatura para poder realizar os trabalhos escolares. Todos são uninânimes quando se diz respeito a literatura rápida e fluida dos documentários, das notícias, das revistas e dos jornais, dizendo que esse tipo de leitura disperta seu interesses e que por serem rápidas não cansam os olhos e nem dão sono, tornando a leitura interessante. Três dos entrevistados declarou realmente não gostam de ler, mas dois deles diz que se for livros que contam as histórias dos filmes que estão atualmente na mídia como os da Saga Crepusculo, Hary Poter e Crônicas de Nárnia, que já leu inteiras, pois consegue prender sua atenção, as demais são muito maçantes e dá sono. Os outros cinco alunos, não querem nem saber de leitura da forma tradicional, sua única fonte de leitura são as postadas na internet nas redes sociais e os trabalhos obrigatórios da escola.

Questão 2
Entreviste professores e equipe pedagógica, além do diretor de uma escola de sua região, seguindo o roteiro das perguntas a serem respondidas.
a)

Relacionados