31585 37043 Estudos Socioculturais
1491 palavras
6 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – UnisulCampus Virtual
Atividade de Avaliação a Distância
Unidade de aprendizagem: Estudos Socioculturais
Curso:
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1) Leia a reportagem sobre trabalho escravo “Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava”, publicada em 16/08/2011 e disponível em: <http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1925>.Acesso em: 25 fev. 2015. Em seguida, pesquise outras reportagens que mostrem a realidade do trabalho escravo, e desenvolva um texto de no mínimo 20 linhas apontando como podemos interpretar tal realidade utilizando o referencial teórico de Karl Marx. (3,0)
Texto 1
Os argumentos da teoria de crise baseada a escassez de força de trabalho de Karl Marx atingiram as grandes corporações oriundas de países de 1º primeiro mundo, devido a leis trabalhistas severas, multas e principalmente mão de obra com valores altíssimos, fez com que, migrassem para outros países com maior dificuldade econômica.
O Brasil, mais uma vítima das grandes corporações capitalistas, que se instalaram no país com o discurso de trazer vagas de empregos, tecnologia, reforço econômico entre outras promessas. Deixaram claro que os verdadeiros objetivos são de obter grandes lucros através de mão de obra barata ou até escrava que são tratadas pelas autoridades com Leis brandas, miseras multas e baixa fiscalização.
As formas contemporâneas de escravidão estão diretamente associadas à facilidade de migração de pessoas, à má distribuição de renda e a miséria estabelecida pelo mundo, relacionadas à procura de vantagens econômicas ilícitas. São encontrados em todas as regiões, em países em desenvolvimento e também nos excluídos do crescimento.
Mais do que trabalhadores escravos,