311999720175
451 palavras
2 páginas
CONCEITOS DE ECONOMIAJOSÉ CARLOS DA SILVA RA – 2011-103821
SHOPPING LIGHT 2012
1º Conceito
A economia pode ser definida assim: o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados.
Nesta definição estão implícitas duas questões fundamentais para a compreensão da economia: por um lado a ideia de que os bens são escassos, ou seja, não existem em quantidade suficiente para satisfazer plenamente todas as necessidades e desejos humanos; por outro lado a ideia de que a sociedade deve utilizar os recursos de que dispõe de uma forma eficiente, ou seja, deve procurar formas de utilizar os seus recursos de forma a maximizar a satisfação das suas necessidades.
Dito por outras palavras, a economia procura responder a três questões, as quais constituem os três problemas de qualquer organização económica, o quê produzir em quantidade, como devem ser produzidos e para quem são produzidos:
Fonte(s): Samuelson e Nordhaus. Economia, Editora Mc Graw Hill, 12 edição.
Dornbusch, Rudiger e Fischer, Satnley. Macroeconomia, Makron Books, 5 edição.
2º Conceito
Creio que o Barbosa tenha respondido com felicidade. Parece que a relação se dá com o próprio entendimento do que vem a ser a economia como ciência. Vamos recorrer a José Cláudio Securato (2007: p. 23):
"Economia é o estudo de como os homens e a sociedade decidem, com ou sem a utilização de dinheiro, empregam recursos produtivos escassos, que poderiam ter aplicações alternativas, para produzir diversas mercadorias ao longo do tempo e distribuí-las para consumo, agora e no futuro, entre diversas pessoas e grupos da sociedade. Ela analisa os custos e os benefícios da melhoria das configurações de alocação de recursos".
Devemos entender que o homem tem