3 Etapa ADMINISTRA O P BLICA Resumo
GESTÃO PÚBLICA
REGINA APARECIDA DA SILVA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Belo Horizonte
2014
Administração Pública
A expressão política é derivada do adjetivo originado polisque significa tudo o que se refere à cidade. Posteriormente passou a ser identificado como “ciência do Estado”, “doutrina do Estado”, “ciência política”, “filosofia política”, entre outros.(SIGNORELLI, 2010)
Outro ponto é a teoria contemporânea de democracia que é constituída de 3grandes tradições de pensamento político: A teoria clássica (aristotélica); a medieval (origem romana); a moderna (Maquiavel). Para Aristóteles, a ética é a doutrina moral individual e a política é a doutrina moral social. OEstado é o ente que está acima do indivíduo, uma vez que a coletividade prevalece sobre o indivíduo e ele se apresenta como uma organização burocrática e se diferencia por possuir o poder extroverso – um poder político que ultrapassa os seus próprios limites organizacionais. O Estado é regulado pelo direito administrativo e é dividido em 3 poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário). Dessa forma, ele possui a capacidade de legislar e tributar sobre a população de um determinado território. A sociedade civil e o Estado, por sua vez, constituem o Estado-nação.(SIGNORELLI, 2010)
Os estudos do teólogo e filósofo Santo Tomás de Aquino discorreu com profundidade sobre a teoria do poder, Estado, bem comum, natureza das leis, resistência à injustiça e formas de governo. Santo Tomás compreende que a natureza humana tem fins terrenos e que necessita de uma autoridade social. Se o poder, em sua essência, tem uma origem divina, é captado e se realiza por meio da própria natureza do homem, capaz de seu exercício e de sua aplicação. Segundo Santo Aquino o poder do Estado não fica subordinado de forma absoluta ao poder da igreja, mas sim de modo relativo; a autoridade da igreja e superior em matéria espiritual. A importância de sua obra está na fundamentação