2VA TRABALHO
Prof.ª: Karen de Mello
Aluno: João Miguel da Silva
DIREITO 1º PERÍODO - NOITE
Cajazeiras-P0042’’
Conteúdo
Tipo de Obra
Ano
Páginas
Título
Localização
Autor
Palavras-Chave
Comentarios
Artigos para discussão
2009
23
A descoberta da inflação inercial
Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas FGV-EESP www.fgvsp.br/economia Luiz Carlos Bresser-Pereira
Inflação, inércia, plano de estabilização, indexação
Esse artigo fala sobre a inflação inercial, uma das causas do Brasil, comenta-se a solução para esse problema durante os anos de 1980.
“[...] em 1964 o governo tentava indexar a economia brasileira, q foi herdada do governo de Jucelino Kubitschek com a inflação em torno dos 70 por cento ao ano. Nos três anos seguintes reduziram através de uma política fiscal rígida para um patamar de 40 por cento. Até 1979 a inflação brasileira se manteve nesse patamar. Mas, o choque do petróleo e dos juros internacionais desse ano levaram o Brasil a crise econômica: à crise da dívida externa dos anos 1980. E a inflação que durante os anos 1970 girava em torno dos 40 por cento ao ano, saltou para 100 por cento em 1980 por conta do choque externo de 1979 e à política monetária equivocada. E dos 100 por cento do ano anterior, sobe para 200 por cento em 1983, por conta de uma necessária desvalorização combial. Com isso a ata inflação inercial afinal dominava a economia brasileira”. (p.1).
“[...] em 1980 e 1983, a preocupação com a inflação se tornou ainda maior no Brasil. A taxa de inflação, que era medida em termos anuais, aumentou tanto que passou a ser medida em termos mensais. Por conta da alta elevação da taxa, todos os preços passam a ser aumentados de acordo com a taxa de inflação passada. Não foi, por acaso, mas por uma necessidade concreta”. (p.2).
“[...] surgem as novas idéias – O problema econômico para o Brasil de 1983, era como controlar a inflação” (p.3).
“[...]Bresser fala q tinha nova teoria para