2Texto Responder 02 06

620 palavras 3 páginas
QUADRO 1 – RELAÇÕES INTER-CULTURAIS

SIM
NÃO

SIM
Integração
Assimilação
Valores para manter relações com outro grupo
NÃO
Separação
Marginalização

Fonte: Jandt, 2001:358.

Por fim, é perceptível a influência de diversos temas na formação cultural de um país ou região. Esse processo de transformação ocorre de forma muito lenta e considera fatores como religião, guerras, nível de instrução, condições políticas e econômicas. Deve-se ressaltar, também, a compreensão dos aspectos culturais como estratégia de negociação entre países com culturas distintas. Nesses sentido, a dimensão cultural do processo de negociação consolida-se como fator relevante em processo de negociação.

A DIMENSÃO CULTURAL COMO FATOR DETERMINANTE NOS PROCESSOS DE NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL

Para a psicológica
Graziele Zwielewski (2011) a compreensão cultural é indispensável para construção de um relacionamento de confiança e deve ser considerada como estratégia de negócios. Muitos profissionais que atuam na área de negociação internacional ainda contam com a intuição para a condução dos negócios, mas as variáveis de negociação são muitas, ainda mais no ambiente internacional onde estas diferenças são mais delicadas.
As negociações trazem consigo bagagem cultural, valores e normas. Isso exige do negociador a compreensão sobre o comportamento e estratégias da pessoa que está na sua mesa de negociação. Cada cultura tem uma forma de se organizar, comunicar, tomar atitudes e formas de exercer hierarquia e poder. O profissional que desprezar estes aspectos estará correndo riscos de perder a negociação constrangimentos. A psicóloga traz algumas dicas: e passar por
• Quebre os paradigmas e descarte práticas do mercado interno. Estude sobre a cultura e comportamentos aceitáveis com quem quer negociar e respeita a sua posição. • Conheça as pessoas envolvidas no processo de negociação e organização. Descubra se ela tem o poder de tomar decisões.

sua

Relacionados