Cobre
O cobre foi o primeiro metal usado pelo homem. Acredita-se que por volta de 13.000 a.C. ele foi encontrado na superfície da Terra em forma de cobre nativo, um metal puro em seu estado metálico.Usado inicialmente para substituir a pedra como ferramenta de trabalho e na confecção de armas e objeto de decoração, o cobre foi uma descoberta fundamental na história da evolução humana.
O fato de se ter encontrado objetos de cobre tão antigos em diversos lugares do mundo é prova da importância das propriedades do metal: durabilidade, resistência à corrosão, maleabilidade, ductibilidade e facilidade de manejo.
OBTENÇÃO
A ocorrência do cobre (0, 0001% da crosta) pode ser no estado nativo e combinado: calcopirita (CuFeS2), calcosina (Cu2S), covelita (CuS), cuprita (Cu2O), tenorita (CuO) etc.
Para obter o cobre a partir de sulfetos, fazemos a ustulação do minério concentrado através da flotação.
2 CuFeS2 + 5 O2 → 2 Cu + 2 FeO + 4 SO2
Obtido desse modo o cobre apresenta entre 97% e 99% de pureza.
MINERAÇÃO
As minas de cobre mais importantes do mundo, estão localizadas no Chile, Estados Unidos, Canadá, Rússia e Zâmbia. O Brasil é o décimo sexto maior produtor de minério de cobre.
PROPRIEDADES
Densidade: 8,96 g / cm3 (20°C)
Ponto de fusão: 1083ºC
Ponto de ebulição: 2595°C
Coeficiente de dilatação térmica linear: 16,5 x 10 -6 cm/cm/°C (20°C)
Resistividade elétrica: 1,673 x 10 -6 ohm.cm (20°C)
Pressão de vapor: 101 mm Hg à 20°C
Condutividade elétrica: 101 % IACS à 20 °C
Calor latente de fusão: 50,6 cal/g
Calor específico: 0,0912 cal/g/°C (20°C)
Forma cristalina: cúbica de faces centradas
PRINCIPAIS USOS
Fio Condutor – Usado na maioria dos aparelhos eletricos/eletronicos devido a sua alta condutividade eletrica. Cerca de 66% do cobre produzido é destinado a aplicações eletricas.
Tubulaçoes - Os tubos de cobre apresentam grande resistência química, mecânica e à corrosão, também possui excelente condutibilidade térmica e elétrica e permite fácil manuseio e soldagem.