2c841bb9 3b4b 4e5d 989e 58125e0678b7
1083 palavras
5 páginas
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICOINTRODUÇÃO
Sendo a gestão pedagógica, a gestão primeira da escola, é fundamental e necessária a organização de seu trabalho, através da construção do Projeto Político Pedagógico pelo coletivo da escola, o qual é a sua própria identidade.
Isto significa resgatar a escola como espaço público, lugar de debate, do diálogo, fundamentado na ação coletiva.
As relações que ocorrem no cotidiano escolar são amplas, complexas e em permanente construção/reconstrução, daí, a importância em ressaltar que o Projeto Político Pedagógico é um processo cujos resultados são gradativos e mediatos.
O Projeto Político Pedagógico pode ser entendido como elemento norteador das ações educativas, que se vincula a um projeto histórico social, trazendo uma forma específica de compreender a escola e seu papel na sociedade. A legislação vigente no Brasil baseia-se na política educacional inclusiva defendida desde 1990 pelo Ministério da Educação. Portanto,a análise dos Projetos Políticos Pedagógicos, ajuda a verificar se as escolas estão se organizando para atuar dentro desse novo paradigma. A maioria das escolas revela, no campo teórico, pressupostos vinculados à Política de Educação Inclusiva. Entretanto, as ações apresentadas ainda são muito tímidas e restritas, não havendo propostas diferenciadas que atendem ás necessidades educacionais dos alunos com deficiência. Conclui-se que o discurso a respeito da educação inclusiva já foi assimilado pela escola, entretanto, suas ações ainda são incipientes. Neste sentido o Projeto Pedagógico, construído coletivamente, poderia constituir num instrumento efetivo para se pensar e fazer uma escola de qualidade, uma escola propicia a aprendizagem para todos.
A gestão democrática da educação formal está associada ao estabelecimento de mecanismos legais e institucionais e à organização de ações que desencadeiem a participação social: na formação de políticas educacionais; no planejamento; na tomada de