2795086001/32

1634 palavras 7 páginas
Tirantes
Tirante são elementos de ancoragem que nos permitem transferir, por tração, para o interior do maciço, esforços de uma superfície, através de cabos ou mono barras de aço. Os tirantes são agrupados em três tipos: de barra, de fios e de cordoalha. Suas principais aplicações são:

• Contenção de taludes em solo e rocha;
• Sustentação de paredes para escavação profunda;
• Ancoragem de lajes para combater a subpressão;
• Fixação de estruturas especiais, quer em solo ou rocha.

Metodologia executiva

TABELA

Metodologia Executiva
Execução de tirante injetado Ø 100 mm, inclusive perfuração em solo, em pedregulho, alvenarias, blocos e alteração de rocha encapsulamento em PVC e envelopamento com concreto FCK =15 MPa.
O Tirante deve ser uma peça montada de acordo com as especificações do projeto a ser executado. Composta por um ou mais elementos resistentes à tração. Estes elementos são introduzidos no terreno em perfuração própria, na qual, por meio de injeção de calda de cimento ou outro aglutinante, na parte inferior dos elementos, forma o bulbo de ancoragem que é ligado à parede estrutural por meio da cabeça do tirante, através do trecho não injetado do elemento resistente à tração.
Há norma específica da ABNT, “NBR 5629 (agosto/1996) – Execução de Tirantes Ancorados no Terreno”.
A CONTRATADA deverá se responsabilizar por todo o método executivo, com profissionais habilitados, observando todos os critérios de segurança.
As definições abaixo são constantes da NBR 5629, necessárias para o procedimento de execução:
• Bainha individual (espaguete): tubo de isolamento, não degradável, individual, para proteção de cada elemento de tração.
• Bomba de perfuração: para fornecer energia ao fluído de perfuração.
• Bomba injetora: para receber a calda de injeção do misturador, fornecendo energia para sua condução, pressurizada até o trecho de ancoragem, passando pelo comando de

Relacionados