2656969462

792 palavras 4 páginas
Maria Victória Vera nº 17 1ºB
Tuila Tachikawa De Jesus nº29
Professora Maze- Laboratório Cientifico

Geometria e Polaridade das moléculas
Introdução Teórica

1- Eletrização por Atrito:
Tem-se a eletrização por atrito quando se atrita dois corpos. Ex.: pegando-se um canudinho de refrigerante e atritando-o com um pedaço de papel (pode ser higiênico); observa-se através de experimentos que ambos ficam carregados com a mesma quantidade de cargas, porem de sinais contrários.

2- Eletrização por Contato:
Quando dois corpos condutores entram em contato, sendo um neutro e outro carregado, observa-se que ambos ficam carregados com cargas de mesmo sinal. Ex.: tendo-se um bastão (ou outra esfera) carregado e uma esfera neutra inicialmente, ao tocarem-se as esferas com este bastão verifica-se que a esfera adquire a carga de mesmo sinal daquela presente no bastão.

3- Eletrização por Indução:
A indução ocorre quando se tem um corpo que esta inicialmente eletrizada e é colocado próximo a um corpo neutro. Com isso, a configuração das cargas do corpo neutro se modifica de forma que as cargas de sinal contrario a do bastão tendem a se aproximar do mesmo. Porém, as de sinais iguais tendem a ficar o mais afastado possível. Ou seja, na indução ocorre a separação entre algumas cargas positivas e negativas do corpo neutro ou corpo induzido.
Polaridade
São moléculas com distribuição assimétrica de suas cargas ao redor do átomo central apresentando a formação de pólos. Seu momento dipolar é diferente de zero, sendo solúveis na água.

Uma molécula será POLAR se apresentar um dos seguintes critérios, caso não será APOLAR.

1. Apresentar átomos ligados ao elemento central diferentes, independentemente da sua geometria.

2. Caso os átomos ligados ao elemento central forem iguais, a geometria deve ser angular ou trigonal piramidal.
IDENTIFICAÇÃO DA GEOMETRIA MOLECULAR

1. Molécula com dois átomos é linear.

Ex: O2; HCl; HF; H2; Cl2

2. Molécula com três

Relacionados