2523 6262 1 PB
Eficiência de um grupo de sala de espera na adesão do aleitamento materno exclusivo
Waiting room group effectiveness in adhesion of exclusive breastfeeding
RESUMO
Introdução: o aleitamento materno é a estratégia isolada que mais previne mortes infantis, além de promover a saúde da mãe e do bebê. Existem evidências que o leite materno é o alimento ideal para o crescimento e desenvolvimento dos lactentes, além de ser responsável por benefícios importantes à mãe no pós-parto. É recomendado pelo Ministério da Saúde que o aleitamento materno seja exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê.
Objetivo: este estudo determinou se houve validade das ações em grupos de sala de espera com gestantes, na adesão da amamentação exclusiva.
Metodologia: a coleta de dados foi realizada na comunidade rural da cidade de São Carlos, SP,
Brasil, utilizando um questionário semi-estruturado elaborado com parâmetros na Pesquisa de
Prevalência de Aleitamento Materno nas Capitais Brasileiras e no Distrito Federal PPAM-CDF,
2007, sendo aplicado durante o primeiro mês do lactente e depois de realizado o acompanhamento mensal da nutriz com objetivo de monitorar a amamentação exclusiva.
Resultados: dentre os fatores de desmame precoce ou opção pela complementação alimentar,
60% das puérperas relataram motivos oriundos de crendices populares e 20% o fim da licença maternidade. Conclusão: o estudo demonstrou maior período de adesão ao aleitamento materno exclusivo por parte das nutrizes que freqüentaram o grupo de sala de espera, e as mesmas, demonstraram acerca dos benefícios da amamentação para a mãe e filho, maiores conhecimentos do que as que não participaram.
Palavras-chave: Educação em Saúde; Aleitamento Materno; Promoção da Saúde.
ABSTRACT
Introduction: breastfeeding is the strategy that most prevents child deaths, in addition to health promoting of mother and baby. There is evidence that human breast milk is the ideal food for the growth and development of infants,