Resumo Cr Tico
BRUNA SALLES
EZIO GRETTER
TIAGO SANTOS
RESUMO CRÍTICO SOBRE O ARTIGO CULTURA DA PAZ DE LEONARDO BOFF
Atualmente os filmes, novelas, seriados e afins são baseados em historias de rivalidade, violência e a pregação nítida da competitividade, fica difícil o publico que assiste não se deixar influenciar, ainda mais quando esse publico são crianças, a nova geração que poderia fazer algo para mudar a realidade em que vivemos embora o histórico de antepassados da sociedade no geral tenha sido sempre essa VIOLENCIA seja ela moral, física mais sempre presente no cotidiano da maioria dos seres humanos.
Nesse mundo capitalista, onde quanto mais temos mais queremos, onde só olhamos o nosso próprio umbigo, é improvável imaginarmos a mudança para uma cultura da paz. Perdemos a essência de sermos seres sociais e cooperativos. Admiramos os exemplos de pessoas citadas pelo autor como Ghandi, Dom Helder, Luther King e outros, mas eles são raras exceções dentro da nossa história.
É complicado um mundo onde o DINHEIRO é tratado com um dos fatores mais importantes as vezes até mais que a própria vida, afeto, solidariedade promover a paz, onde a evolução é constante te mantém distante das pessoas e cada dia mais se importar com próximo é algo raro.
Se houver limite e que cada um começar colocar a mão na consciência e ver que cada dia vai piorar se não fizemos algo para mudar, onde as coisas vão parar !? Será que estamos pensando no futuro, não digo no nosso futuro e sim dos nossos filhos.
Começaremos se fraternos uns com os outros e ter a cooperação e não competitividade, e a ambição como foco? Isso tudo ainda pode ficar bem pior. O ser humano pode mudar essa situação, não pensar em si mesmo mas no bem comum e numa civilização harmônica e respeitosa, assim poderemos evoluir como seres humanos numa sociedade e não como exterminadores numa guerra.
É chegou a hora de ser seletivos e pensar nesses aspectos.