25 de abril
Introdução:
Fiz este trabalho no âmbito da disciplina de História para saber melhor o que acontecia naquela época e o que foi realmente o 25 de Abril.
Antes do 25 de Abril:
Portugal, antes do dia 25 de Abril de 1974, era um país governado pela ditadura de António de Oliveira Salazar ou seja um estado em que ninguém podia dizer, mesmo pensar o que queria ou criticar o governo em vigor.
Era um país triste, cinzento onde havia pessoas muito ricas, mas também muito pobres.
Todos os homens eram obrigados a ir à tropa (na altura estava a acontecer a Guerra Colonial) e a censura, conhecida como "lápis azul", é que escolhia o que as pessoas liam, viam e ouviam nos jornais, na rádio e na televisão.
Todos se mostravam descontentes, mas não podiam dizê-lo abertamente e as manifestações dos estudantes deram muitas preocupações ao governo. Os estudantes queriam que todos pudessem aceder igualmente ao ensino, liberdade de expressão e o fim da Guerra Colonial, que consideravam inútil.
Durante o 25 de Abril:
Depois de um golpe falhado a 16 de Março de 1974, o MFA decidiu avançar.
O major Otelo Saraiva de Carvalho fez o plano militar e, na madrugada de 25 de Abril, a operação "Fim-regime" tomou conta dos pontos mais importantes da cidade de Lisboa, em especial do aeroporto, da rádio e da tv.
As forças do MFA, lideradas pelo capitão Salgueiro Maia, cercaram e tomaram o quartel do Carmo, onde se refugiara Marcelo Caetano. Rapidamente, o golpe de estado militar foi bem recebido pela população portuguesa, que veio para as ruas sem medo.
Eta revolução ficou conhecida como a “revolução dos cravos”, pois a população deu aos militares cravos e os militares colocaram-lhos nas pistolas em vez das balas e também não houve a violência habitual das revoluções (manchada de sangue).
Este golpe de estado aconteceu porque o povo português não estava contente com o governo de Marcelo Caetano, que seguiu