24531857
677 palavras
3 páginas
1/33PROGRAMAÇÃO COMERCIAL
Professor: Marcelo Eugenio marcelo.eugenio@gmail.com
Conteúdo
2/17
O que é o Grails? Codificação por convenção Preparação do Ambiente Grails (MVC) Funções Formulários Conexão com Banco Exemplo Conexão com Banco Segurança Exercícios
O que é o Grails?
3/17
O Framework Grails usa a “codificação por convenção”, um paradigma introduzido com o Ruby On Rails para reduzir a necessidade de arquivos de configuração e exageros de codificação.
Grails = Groovy on Rails
Codificação por convenção
4/17
Caso exista um arquivo cujo o nome diga o que ele está fazendo, não será necessário refazer a mesma codificação em um arquivo de configuração. O framework vai simplesmente analisar o nome do arquivo e descobrir as coisas por si mesmo. Grails também irá gerar automaticamente um monte de detalhes necessários em uma aplicação WEB.
Codificação
5/17
A codificação é baseada em Groovy.
Groovy é um linguagem que tem uma sintaxe semelhante, porém mais simples, do que o Java e possui diversas funcionalidades advindas de linguagens como Smaltalk, Python e Ruby. Muitas vezes é referida como um script dinâmico. Se você considera Java uma linguagem madura, então Groovy é seu filho.
Codificação
6/17
Também é possível ter o código em Java ou uma melhor utilização das APIs java. Grails é baseado em tecnologias abertas e conhecidas, e podemos citar a Spring e Hibernate.
Codificação
7/17
Groovy
8/17
Groovy foi criado em agosto de 2003, por James Strachan e Bob McWhirter, como uma linguagem orientada a objetos, de linguagem script para a JVM. É uma linguagem dinâmica que roda sobre a JVM. Totalmente integrado com a linguagem Java. Fornece muitas simplificações em relação ao padrão de características da linguagem Java.
Características do Groovy
9/17
Permite alterar classes e métodos em tempo de