235689
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ALBANO FRANCO
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
CARLOS ALBERTO BARBOSA JUNIOR
MATEUS SANDRINI
ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NO RIO DOCE PROVINIENTES DE INDÚSTRIAS TÊXTEIS EM COLATINA – ES
Colatina - ES
2013
CARLOS ALBERTO BARBOSA JUNIOR
MATEUS SANDRINI
ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NO RIO DOCE PROVINIENTES DE INDÚSTRIAS TÊXTEIS EM COLATINA – ES
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenadoria do Curso Técnico em Meio Ambiente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, como requisito obrigatório para a obtenção do título de Técnico em Meio Ambiente.
Orientador:
Colatina - ES
2013
INTRODUÇÃO
A cidade de Colatina tem um alto grau de desenvolvimento no setor têxtil, onde se encontram grandes empresas como a UOT e a Presidium. Muitas vezes estas fábricas se encontram próximas de rios e acabam por descartar materiais nos seus leitos sem saber o quanto esta ação é prejudicial para o ecossistema aquático descartando nessas áreas por ser a forma mais barata ou mais pratica de lidar com seus rejeitos.
O Rio Doce passa pela cidade de Colatina sendo o principal rio da região, alem de ser o responsável por abastecer tanto as casas quanto as fabricas da cidade. Sua nascente se encontra em Minas Gerais e sua foz sem encontra no município de Linhares. Ele apresenta um percurso de aproximadamente 853 km.
O forte da economia colatinense é a grande quantidade de fabricas de roupas presentes na cidade quem vem com o passar dos anos aumentando seus números, acabando por gerar mais resíduos que são descartados de maneira incorreta. Porem muitos empresários vem adquirindo um maior cuidado com o meio ambiente, segundo Leff (2001, p.26) “O discurso da sustentabilidade busca conciliar os contrários da dialética do desenvolvimento: meio ambiente e o crescimento econômico”.
Segundo a Lei de crimes